Inflação e índices

É interessante analisar e questionar a economia brasileira e comparar com as manifestações, declarações de “autoridades” e o que se sente no bolso, já estamos passando de 6,7% de inflação, haaa mas não é nada! Pelo contrário, proporcionalmente desde o início do plano real, a inflação está em um patamar muito alto, e o impressionante é que quem puxa a inflação para cima são os índices de vestuário, habitação já transportes que antes estava puxando para baixo em -25% e subiu 14% em junho, não é o vilão ainda como inclusive o governo apontava.

 

Os medicamentos subiram já este ano e irão subir novamente, o custo para o produtor escoar sua safra é muito algo, o setor de vestuário também tem lá seus problemas além da troca de coleção que ocasiona sua alta também.

 

Sem esquecer da conta de luz mais alta em breve, temos muito mais oneração do custo de vida do que desoneração, seria excelente olhar bem mais próximo a economia que não vai bem, o interesse do governo é fortalecer as exportações (?) em detrimento ao mercado interno, que tem alta carga tributária, dólar em alta, balança comercial não anda lá aquelas coisas, mercado imobiliário sendo inflado, e até quando caminhará assim será o problema.

 

Seríamos uma nova europa em cinco anos? Sim? Não? Para que não sejamos, existe muita coisa a ser feita, reforma tributária é uma delas e é gritante sua urgência, temos rios, e não temos um bom sistema fluvial de transporte, algo que no estado de São Paulo foi esboçado para facilitar o escoamento e ao que me parece abandonado ou sem lá grandes investimentos, o que fortalece o lobby da indústria de transportes terrestres, sem esquecer do sucateamento desde a década de 80 das nossas ferrovias, quem ousaria pensar em um país com dimensões continentais pudesse abrir mão de investimento em ferrovias?

 

Ou realmente o “gigante” acorda de vez e se mantém ou se pegar no cochilo, sabe-se lá o que poderá acontecer.

 

Rodrigo Rey

Comentários

comentarios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eighty five − eighty =