You are currently viewing A escola revelada pela pandemia

A escola revelada pela pandemia

Vejo muitas matérias de especialistas que relatam o prejuízo causado pela pandemia aos estudantes. Algumas matérias chegam a afirmar que o ano escolar perdido, ameaça afetar o futuro profissional desses alunos. Também encontrei uma matéria com o relato de um pai que dizia que longe das escolas, os filhos estão perdendo a capacidade de concentração.

Vamos verificar alguns dados que vêm ameaçando drasticamente o futuro profissional dos estudantes brasileiros:

– 91% dos alunos que concluíram o ensino médio, não apresentam um conhecimento adequado em matemática.

– 52% das pessoas com idade entre 25 e 64 anos não concluíram o ensino médio.

– 78% dos universitários não são plenamente alfabetizados

– O PISA do Brasil está entre as mais baixas notas do mundo.

Enquanto muitos estão preocupados com um ano escolar perdido, eu me preocupo com 12 anos perdidos, ou quem sabe os últimos 40 anos de sistema escolar perdidos.

A pandemia desnudou uma realidade que há muito tempo é apresentada por índices pífios.

O que as escolas contornavam com um sistema que embriagava a realidade, através de aulas dadas, apostilas preenchidas e provas com Xzinhos no lugar certo, foi levado para dentro das casas e todos passaram a conhecer a realidade de uma educação que não funciona faz muitos anos.

Você quer conversar sobre as reais perdas por conta da pandemia? Estamos nos aproximando dos 180 mil mortos por Covid. Essas perdas nunca serão recuperadas.

Que o velho normal de anos perdidos das escolas, nunca mais volte.

Quase me esqueci… Por gentileza, será que alguém pode avisar esse pai, que ele acabou de descobrir como são seus filhos e que eles sempre tiveram baixa capacidade de concentração.

_____

Textos relacionados ao tema: O “velho normal” das escolas era doenteDesejos insólitos para a educação pós pandemiaO dia emque Vygotsky surtou

Imagem: pixabay child-3498473_1280

Deixe um comentário